DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA – Consulte seu médico e agende seu exame

Um dos serviços oferecidos pela Clínica São Matheus, a mamografia é um exame de imagem essencial para o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de mama. Feita com um aparelho chamado mamógrafo, a mamografia pode identificar lesões benignas e nódulos cancerígenos imperceptíveis em exames clínicos ou no autoexame. E esse diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da doença.

O exame é rápido e todas as mulheres com indicação médica têm direito à mamografia. Durante o exame, algumas pacientes podem sentir desconforto ou dor, que geralmente não impedem a realização da avaliação, pois esses incômodos são pequenos e passageiros diante da importância da mamografia para a saúde.

Confira algumas dicas da Clínica São Matheus para a realização do exame, consulte seu médico e, se necessário, agende sua avaliação pelo whatsapp 9 8516 9032:

Evite agendar o exame logo antes ou depois da menstruação. O ideal é durante a segunda e terceira semanas do ciclo menstrual, pois neste período há menor densidade do tecido glandular das mamas, tornando o exame mais detalhado e com menor desconforto.

No dia do exame, prefira roupas que possam ser facilmente retiradas e vestidas. O ideal é usar duas peças, com uma camisa abotoada.

Fale com seu o médico caso apresente rigidez muscular, dificuldade para levantar os braços ou outros problemas que possam dificultar a posição correta no aparelho.

O uso de próteses de silicone também deve ser informado ao médico.

O profissional que a atender irá posicioná-la corretamente no mamógrafo. O exame é rápido e você deve se sentir confortável.

Se houver indicação clínica, grávidas também podem ser submetidas à mamografia. Neste caso, é utilizado um avental de chumbo para proteger o feto.

Publicado em: 05/02/2018
Diretor Técnico
Dr.Maurício Fogliatto Zacarias
CRM/GO 13525
Radiologia e Diagnóstico por Imagem - RQE Nº 7665
Copyrights © 2016 - Clínica São Matheus - Diagnósticos por Imagem